terça-feira, junho 21, 2005

Homenagem ao Poeta e à deslumbrante paisagem…

De volta a mais um post… E regressa também a poesia… Este poema também me liga ao passado, mas recordando a belíssima paisagem em que Miguel Torga se inspirou. Liga-me ao passado por alguns momentos intensos que lá vivi…

Mas sobretudo relança-me sobre o futuro, como um voo sobre aquela paisagem imensa e abrangente.

Lembro-me vagamente que fiz este poema, ou melhor saiu-me este poema para homenagear o local de S. Leonardo de Galafura, e homenagear o grande escritor que foi Miguel Torga.

“S. Leonardo do Torga”

Desta pedra,

Onde me sento,

E me vem o pensamento;

Também Tu avistaste,

A Terra e o Vento.

Largaste enorme lamento

Suspiro de admiração.

O Douro relembraste,

Esta terra, deslumbraste

E o céu alcançaste.

A glória verdadeira,

Há-de ser sempre primeira,

Entre outras destemidas.

Lutando combalida,

Contra essas investidas

De cavaleiros vorazes.

Por montes de solidão,

Terra viva e serena,

Minha alma é pequena

Para igualar à tua,

De poemas inertes,

Sombrios e iluminados.

Prostro-me diante de ti,

Poeta de mil venturas

Com pés assentes na Terra

E ideias nas alturas.

Poeta de mares de terra,

Na arte de navegar,

No meio desta serra

Te vieste inspirar.

1 comentário:

索菲娅 disse...

estas a transformar.te no meu muso inspirador...acho que vou mudar, onde se lê fajxka deve ler.se muso meu!!! bxox