segunda-feira, junho 20, 2005

"O Príncipezinho"

"... - Por favor... desenha-me um carneiro ...

Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer. Por mais absurdo que aquilo me parecesse a mil milhas de todos os lugares habitados e em perigo de morte, tirei do bolso uma folha de papel e uma caneta. Mas lembrei-me, então, que eu tinha estudado geografia, história, cálculo e gramática, e disse ao garoto (com um pouco de mau humor) que eu não sabia desenhar. Respondeu-me:

- Não tem importância. Desenha-me um carneiro.

Como jamais houvesse desenhado um carneiro, refiz um dos dois únicos desenhos que sabia. O da jibóia fechada. E fiquei estupefacto de ouvir o garoto replicar:

- Não! Não! Eu não quero um elefante numa jibóia. A jibóia é perigosa e o elefante ocupa muito espaço. Tudo é pequeno onde eu moro. Preciso é dum carneiro. Desenha-me um carneiro.

Então eu desenhei. Olhou atentamente, e disse:

- Não! Esse já está muito doente. Desenha outro.

Desenhei de novo. Meu amigo sorriu com indulgência:

- Bem vês que isto não é um carneiro. É um bode ... Olha os chifres ...

Fiz mais uma vez o desenho. Mas ele foi recusado como os precedentes:

-Este aí é muito velho. Quero um carneiro que viva muito.

Então, perdendo a paciência, como tinha pressa de desmontar o motor, rabisquei o desenho ao lado. E arrisquei:

- Esta é a caixa. O carneiro está dentro.


Mas fiquei surpreso de ver iluminar-se a face do meu pequeno juiz:

- Era assim mesmo que eu queria! Será preciso muito capim para esse carneiro?

-Por quê?

-Porque é muito pequeno onde eu moro ...

- Qualquer coisa chega. Eu dei-te um carneirinho de nada !


Inclinou a cabeça sobre o desenho:


- Não é tão pequeno assim ... Olha ! Adormeceu ...


E foi desse modo que eu travei conhecimento, um dia, com o pequeno príncipe..."

Achei por bem iniciar esta minha aventura com este trecho do livro "O Príncipezinho" de Antoine de Saint-Exupery. Um livro cheio de sentimentos, inocência e pureza. Mas só atingidos com um coração aberto...


E é isso o nosso mundo actual... Onde apenas um coração aberto, é capaz de dar e receber todo o tipo de sentimentos... Onde só um coração aberto, repleto de inocência atinge a pureza...

Abro este espaço para aqui poder descarregar uma miscelânea de sentimentos... Para libertar as ansiedades mais inocentes.... E puder satisfazer as mais puras das incertezas...

Neste espaço, que também é vosso, receberei as criticas, as opiniões, e os conselhos... Usem, e abusem deste espaço...

Desde já um muito obrigado pela atenção...

4 comentários:

索菲娅 disse...

obrigado por recordares e fazeres recordar o que nós recalcamos ao longo da vida por simples e pura defesa pessoal!!! bxox

José António Pinto disse...

Obrigado por inaugurares os comentários no meu blog... bjs

Anónimo disse...

Grande Zé, está muito bem feito, um abraço e felicidades.
Descobri através do teu blog, que também és poeta, teremos o segundo Manuel Alegre?
Continua a escrever, que eu terei todo o prazer em ler...

carmuue disse...

ora, muito bem escolhido (o pr~incepezinho), para estreia.
enfim...gosto!